Forum do Tertulia dos Amigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Le Deal du moment :
Funko POP! Jumbo One Piece Kaido Dragon Form : ...
Voir le deal
-28%
Le deal à ne pas rater :
Précommande : Smartphone Google Pixel 8a 5G Double Sim 128Go ...
389 € 539 €
Voir le deal

o caminho da vida

3 participantes

Ir para baixo

o caminho da vida Empty o caminho da vida

Mensagem  pretty Qui 10 Mar 2011 - 11:36

O caminho da vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

Charles Chaplin

pretty

Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/03/2011
Idade : 42
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

o caminho da vida Empty respondendo ao k ai meteste

Mensagem  andrio Qui 10 Mar 2011 - 14:15

“ NOS APRENDEMOS A VOAR COMO PÁSSAROS, A NADAR COMO PEIXES, MAS NÃO APRENDEMOS A CONVIVER COMO IRMÃOS”



A amizade e um tipo de união afetiva que se baseia na comunicação, no apoio mutuo, na compreensão, no carinho e na absoluta harmonia entre as pessoas,

Faremos uma pergunta intrigante: Existe amizade verdadeira em nossos dias?

É uma pergunta indubitavelmente muita difícil de ser respondida pelas bases frágeis em que se alicerçam muitas amizades.

Partimos do pressuposto que a amizade anima o psiquismo sendo bem conhecidos os seus benefícios quer para a saúde física assim como para a saúde mental, porque são ativadas áreas do cérebro e liberadas substancias hormonais que favorecem a alegria e o bem estar [1]. Nos faz crescer e amadurecer ajudando a forjar nossa personalidade e nossas relações com os que nos rodeiam.

Um profundo sentimento de amizade ativa áreas muito particulares, geralmente infra utilizadas no cérebro, que produzem uma mescla especial de substancias bioquímicas.

A colaboração, o intercâmbio, o reconhecimento do outro, diminuem a agressividade, a desconfiança ou a própria tensão O apoio emocional que participa de toda a amizade e alegria compartida ativam o sistema imunológico e por conseqüência a homeóstase, que é a tendência à estabilidade do meio interno do organismo.

Ter amigos nos serve de conforto pois que em caso de necessidade é o primeiro a nos dar ajuda e consolo daí o dístico de Cícero(106-43 a C) Da amizade ”Amicus certus in re incerta cernitur” isto é “o amigo certo se reconhece numa situação incerta”

Não devemos entender por amizade a posse, assim como o direito de exigir ou obrigar o amigo a atender os nossos caprichos porém, dar-lhe liberdade e apoio mutuo, em caso contrário não é verdadeira amizade mas sim uma mescla de dominação e possessão.

O amor verdadeiro é um sentimento liberto de todo e qualquer compromisso de ficar submisso ao outro. Todos necessitam dar e receber amor, é uma capacidade de índole superior da qual o ser humano está instintivamente dotado desde que é um animal social por excelência e que constitui uma necessidade, já que uma existência sem amor supõe um vazio numa parcela importante de nossa vida psíquica.

Ao longo da vida estabelecemos numerosas relações interpessoais com a reciprocidade de nossos afeto de una forma mais ou menos intensa, dependendo da afinidade que sentimos por essas pessoas, da intensidade e freqüência de relação e de reciprocidade afetiva que dividimos com eles

De forma mais o menos inconsciente, damos afeto a pessoa que nos é cara e é evidente que esta pessoa retribua com carinho estabelecendo-se um vínculo afetivo que é a amizade.

Infelizmente nem sempre isso ocorre porque junto com a “amizade” caminha a ingratidão e sem querer o que era rico em dádiva reciproca transforma-se em desafeto que causam muitas mágoas e decepções.

O significado da amizade e algo que se instala na infância e estas primeiras aquisições influem em seu desenvolvimento posterior.

Em principio a criança se relaciona basicamente com sua família mais íntima tais como pais, irmãos, avós e tios e quando inicia o processo escolar inicia o socialização estabelecendo laços afetivos fora do lar. Descobre outras crianças de sua faixa etária, com características, algumas iguais e outras diferentes às suas. Aprende a compartilhar, a confiar e preferir pessoas da mesma idade. Tal fato quando o psiquismo da pessoa está em consonância com a normalidade, pois que em casos patológicos pode ocorrer a escolha de pessoas mais velhas ou vice-versa.

Há um duplo vínculo de forma que a personalidade da criança influi claramente no desenvolvimento de suas amizade e estas, por sua vez, também o fazem calcado na sua personalidade.

Nesta esta etapa é fundamental a aprendizagem que se faz a partir dos pais, de seus amigos e da relação que têm com eles.

É mais fácil uma criança ter amigos numa família que valorizam e potencializam os laços de amizade sendo comum preferir a amizade das casas de amigos do que as da sua própria casa onde muitas vezes é preterida a um plano secundário

A amizade entre os casais normalmente os cônjuges é uma relação intima de dar e receber em outras palavras de cumplicidade.

Deve responder as necessidades humanas de segurança, e sentirem-se compreendidos e queridos.

Em suma a amizade é uma forma de enriquecimento pessoal que aprendemos a dar e receber amor, a ser mais generosos, não perdendo de vista que podemos aprender das experiências do outro, de seus conhecimentos e de suas vivências.

andrio

Mensagens : 11
Data de inscrição : 09/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o caminho da vida Empty uma historia

Mensagem  andrio Qui 10 Mar 2011 - 14:31

bem hj se tiver tempo vou contar a estoria do meu melhor amigo vida k passou akilo k hj ele é! tongue

andrio

Mensagens : 11
Data de inscrição : 09/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o caminho da vida Empty Re: o caminho da vida

Mensagem  pretty Seg 26 Set 2011 - 10:23

A vida dá voltas e mais voltas. Umas vezes aprendemos, noutras desaprendemos, mas fica sempre uma conclusão, um final, um objectivo em cada umas delas: temos que viver e continuar a ver o mundo e o que o rodeia, de corpo e alma.
Mas o que podemos fazer quando a alma fica enfraquecida, quando a nossa alegria desvanece, quando nada à nossa vida faz sentido e nos sentimos um grande zero à esquerda?
Somos sem dúvida um ser incompleto, um ser fraco. Apenas somos alguém quando encontramos pessoas que nos completam, pessoas que com pequenos gestos nos fazem sentir alguém. Essas pessoas são um bem raro, difíceis de encontrar, isto porque há quem nos dá a mão e nos ergue do chão, mas de um momento para o outro nos empurram para o abismo. Porquê? Não sei! Não sei qual o prazer que encontram nisso.
Contudo, sou e serei fiel a todos aqueles que me demonstraram carinho e amizade. A todos aqueles que souberam transformar as minhas lágrimas em pequenos sorrisos. E por todos eles, tentarei combater este isolamento, esta tristeza para que eu possa sorrir e apoiá-los, dizendo "ESTAREI AQUI SEMPRE QUE PRECISARES DE MIM". Talvez o meu zero à esquerda sirva para enriquecer alguém que se sinta um número só. Juntos poderemos ter mais valor, juntos seremos mais completos, juntos seremos alguém.
Podemos ser um zé ninguém na nossa vida, mas podemos ser um ninguém na vida de alguém.

pretty

Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/03/2011
Idade : 42
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

o caminho da vida Empty Estarei aqui sempre que precisares de mim

Mensagem  Criminosa Qui 29 Set 2011 - 8:59

Sim a vida dá muitas voltas,algumas até que gostariamos nao fazer parte delas,mas se a vida nos coloca caminhos dificeis é pra nos ajudar a crescer e tornarmo-nos pessoas mais fortes.Por vezes fazemos escolhas que podemos ate nos arrepender,mas acredito que se passamos por essas escolhas podemos aprender algo com elas,é porque tinham que acontecer.
Quem sou eu para dar conselhos,se as vezes tambem me sinto assim,mas tento sempre fazer ver a razão das coisas e seguir em frente.
E agora respondendo ao que escreveste Pretty,és uma amiga muito especial para mim,também transformas as minhas lágrimas em sorrisos quando me vou abaixo e estás sempre pronta a escutar-me mesmo quando também estás a passar por situações dificeis,e quero que saibas que podes sempre contar comigo seja qual for a dificuldade em que estejas,e acredita que não és um zé ninguém na vida porque tens aqui esta amiga para te apoiar,e nunca te esqueças:ESTAREI AQUI SEMPRE QUE PRECISARES DE MIM.
Adoro-te muito amiga I love you
Criminosa
Criminosa

Mensagens : 44
Data de inscrição : 09/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o caminho da vida Empty Re: o caminho da vida

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos